quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O Carnaval do Infantil (parte I)

As aulas do CLQ já começaram de forma especial, preparando as crianças para o ano letivo. Logo no primeiro dia, os alunos assistiram a uma peça de teatro que falava sobre uma contadora de histórias que estava com dificuldades em contar a história, já que sempre faltava alguma “coisa” para que pudesse começar. Então, uma bruxa emprestou seu caldeirão e, dessa forma, cada vez que a contadora começava a contar, aparecia um "ingrediente" necessário para que a história se desenvolvesse. Primeiro foram as ideias, depois a arte, a música, as emoções, o tempo, os lugares, o movimento e os opostos - bem x mal, dia (sol) x noite (lua).

Tudo isso foi colocado no caldeirão de forma simbólica: o tempo representado por um relógio; a arte, por uma aquarela etc., o que fez com que as crianças entendessem, de forma poética, como nascem as histórias.

Assim, aproveitando a história do teatro para a inspiração do Carnaval do CLQ, em uma roda de conversa, os alunos puderam escolher os personagens ou os “ingredientes da história” com os quais mais haviam se identificado. Os alunos do Infantil II gostaram mais da bruxa, por ela ter emprestado o caldeirão para fazer a mistura e viabilizar o nascimento da história. A turma do Infantil I, que já havia aprendido a marchinha "Ai que calor", associou-a com o sol, e fez leques como adorno. Já o maternal, representou a marchinha “Mamãe eu quero”, diretamente relacionado com a faixa etária deles!

Fantasiados com adereços, fizeram um desfile para que todos os alunos pudessem apreciar a festa.

Estas foram algumas das ações pedagógicas desenvolvidas, mas o CLQ preparou ainda muitas outras brincadeiras para que o Carnaval da Educação Infantil fosse um ótimo período de aprendizado e diversão!










No próximo post você acompanha como foi o baile na última sexta-feira, 8 de fevereiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário