segunda-feira, 1 de julho de 2013

Mural reúne histórias e sentimentos dos alunos do Maternal I

Todo processo educativo envolve, de alguma maneira, aspectos emocionais. No caso dos alunos da Educação Infantil, tais sentimentos surgem de maneira muito intensa, pois a escola, com toda a vivência e o aprendizado que proporciona, desempenha papel fundamental no seu desenvolvimento.

Para a maioria dos alunos do Maternal I (crianças de 1 a 2 anos e meio), a vinda para o Colégio é a primeira experiência no ambiente escolar, onde ele se deparará com tudo novo: lugar, pessoas e relações. O conhecimento, nesse momento, também é novidade. Socializar-se nessa instituição marca uma nova maneira da criança se relacionar com outras pessoas, além de seus familiares. E ainda, permite a ela que se situe e se identifique no espaço, vendo-se como membro pertencente a uma turma.

Pensando nisso, O CLQ desenvolveu, desde o início do ano, com os pequenos do Maternal I, uma sequência de ações intitulada “mural de marcas” - um mural interativo que reúne imagens significativas para as crianças.

“Começamos o painel com as fotos individuais e com as de cada família, o que possibilitou o primeiro reconhecimento de cada um, e o sentimento da presença dos parentes mais próximos e queridos, também no contexto escolar. Aos poucos, estão sendo acrescentadas imagens das histórias e dos brinquedos preferidos da turma, além de outros elementos, que agora fazem parte da vida dos pequenos, como o uniforme da escola”, explica a coordenadora Simone Montrazi.

Toda vez que uma nova peça é apresentada para ser colocada no mural, a professora conversa com os alunos sobre ela, mostrando a quem pertence. “Dessa maneira, as crianças estão percebendo as particularidades dos colegas e se reconhecendo também em suas singularidades. Não apenas surgiram falas a respeito das próprias fotos, como também se estenderam às dos colegas, favorecendo o reconhecimento de cada um como pertencente a um todo”, completa Simone.

Mais do que um simples aprendizado, colaborar com a criação do mural está sendo um gostoso divertimento entre as crianças, uma atividade que começa na roda de conversa e se estende ao longo do dia. Todas as imagens ficam expostas, permitindo que cada um recorra a elas e apoie sua fala em motivos concretos. Observam presenças e ausências, as características de cada imagem e aprendem a reconhecer os familiares dos amigos.

O painel permanecerá na sala registrando as marcas de cada um e, assim, estabelecendo vínculos e emoções, num constante processo de identificação com a escola, com as crianças e com o mundo.

Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário