segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Alimentação adequada das crianças no verão


Durante as férias, a rotina muda, mas é preciso tomar alguns cuidados com a saúde do seu filho

As férias escolares estão chegando! Sinônimo de muita diversão, passeios, viagens, praia, piscina, tarde com os amigos, horários flexíveis e consumo frequente de comidas nada saudáveis. Tudo sai da rotina - afinal são as férias! Mas, quando se trata da alimentação da criançada, é preciso tomar alguns cuidados, mesmo nos dias de folga. Confira algumas sugestões para que o verão passe sem contratempos:

1. Procure ter horários pelo menos para seu filho acordar, fazer as refeições e dormir. 

2. Garanta refeições fracionadas: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Prepare um café da manhã completo antes de sair de casa, pois dessa forma você garante nutrientes necessários no período da manhã. 

3. Um ponto muito importante durante o verão é a hidratação. Caso esteja na praia ou na piscina, aumente a ingestão de água, sucos, vitaminas, água de coco e picolé de frutas. O risco de desidratação aumenta no verão e as crianças muitas vezes não têm vontade de parar de brincar para beber algo, mesmo que sintam sede. 

4. Dê preferência a alimentos leves, como verduras, legumes, grelhados, assados e refogados. Evite frituras e condimentos em excesso. Esteja atento, também, à procedência dos alimentos. Procure fazer as refeições em locais confiáveis. 

5. Para minimizar as chances de contaminação alimentar, fique atento aos frutos do mar, sorvetes, raspadinhas e à refrigeração adequada dos alimentos (não deixar a maionese fora da geladeira, por exemplo). 

6. Abuse de alimentos frescos, saladas, verduras e legumes, frutas e sucos. Também não se esqueça dos alimentos que dão energia, como massas, arroz com feijão e carnes. Aproveite também a oportunidade para experimentar receitas novas e combinações não tradicionais. 

7. Em relação às guloseimas, nada de proibições - só é preciso ter bom senso. Salgadinhos, refrigerantes, balas e chocolates devem ser consumidos sem exageros – e não devem substituir as refeições. O consumo exagerado faz com que as crianças engordem muito nas férias. 

8. Não trate a comida como algo sério e sem graça. Os alimentos devem ser apresentados de forma agradável, com sabor adequado, tempero correspondente à idade e com a capacidade de agradar sem deixar a qualidade nutricional de lado. Mudar o aspecto de um alimento pode ser divertido, desde que a criança não seja enganada. 

9. Caso fique em casa nas férias, se possível, faça com que a criança mantenha uma atividade física. Evite que ela passe muito tempo na frente da TV, do computador e do videogame. 

10. Por fim, e também muito importante, garanta uma proteção solar adequada. Deixe que elas tomem sol apenas nos horários indicados e não se esqueça do protetor solar.

Por Revista Crescer

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