sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Voltamos!


 A primeira semana de aula é sempre uma grande expectativa. Tem criança chegando correndo e feliz, outras ressabiadas e enroladas nas pernas da mãe, tem abraço de saudade e choro de saudade também. Após dias de férias, não é nada fácil voltar para a rotina da escola, principalmente na Educação Infantil.  Amigos antigos, mas professora nova e amigos novos também! Aqueles pequeninos com carinha de desconfiados chegam, finalmente, para mais um ano letivo!
            Sobrancelhas recolhidas, sorriso de canto de boca, passos curtos e inseguros, as crianças foram se acomodando, cada uma com seu jeitinho, e enchendo as salas de surpresa, alegria e amor! Era hora de voltar às aulas!
            Na primeira semana, a temida adaptação foi feita de uma maneira tranquila. Os pais foram convidados a entrar com as crianças no espaço da Educação Infantil. Ali, reconheceram cada cantinho, reencontraram amigos, abraçaram antigas professoras, e seguiram de mãos dadas para suas salas. Um novo desafio começava. Com ele, a insegurança dos pais na decisão de deixar realmente o filho na escola. A hora era aquela mesmo? Na faixa etária de 2 a 3 anos, a adaptação é sempre mais desafiadora, porque é o grande início da vida escolar da criança.  Na escola, a equipe se prepara para compreender a necessidade de cada criança e deixar os pais confiantes para a nova fase de seus filhos.
            Do Grupo 1 ao Grupo 5, a ambientação foi feita com as famílias e a equipe pedagógica. Cercada de atividades de artes, as professoras estavam preparadas para acolher cada aluno. Massinhas coloridas, folhas de todos os tamanhos, tinta, pincel, giz, lápis de cor, canetinhas, tesoura e cola... E bola! E jogos! E livros...  Brincadeiras, parque, areia e escorregador! Foi realmente possível que cada criança fizesse sua própria adaptação. Seu próprio reconhecimento e ambientação. Cada uma sentiu a escola do seu jeitinho e, acolhida, foi convidada a viver mais um ano de desenvolvimento.
            Sucesso! Já na primeira semana, os chorinhos de medo e angústia deram lugar ao abraço de segurança. Nenhuma mãe mais nas salas. Poucas do lado de fora, esperando o “ok” para voltar mais tarde... Foi mais tranquilo do que todos imaginavam! A parceria entre a escola e a família funcionou perfeitamente já no início. A confiança entre ambas só poderia dar ótimos resultados mesmo!

            Estimular que cada criança pinte sua própria história do primeiro ao último dia de aula é o grande desafio do CLQ, que trata cada aluno como único. Único e muito importante no grupo todo. Juntos, eles crescem mais fortes e corajosos. São mais estimulados e desenvolvidos. E são mais eles. E entre sorrisos, choros, abraços, criatividade, brincadeiras, passinhos e carinhos, o ano de 2014 escreve suas primeiras linhas... E é só começo!































Nenhum comentário:

Postar um comentário