quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Crianças do G5 aprendem e se divertem com o Projeto Folclore




O disparador do “Projeto Folclore” foi um levantamento prévio do conhecimento sobre lendas que as crianças já tinham em seus repertórios. “A partir daí, conversamos com elas, passamos alguns vídeos, contamos histórias e resgatamos brincadeiras”, explica Luciana, professora do G5B.

Os alunos conheceram também o trabalho do artista plástico Ivan Cruz, que retrata muito nossa cultura: “Mostramos imagens e falamos sobre suas obras. A partir dessas observações, as crianças fizeram releituras das pinturas, brincaram daquelas brincadeiras que viram nos quadros e muito mais”, conta Hellen, professora do G5A.

Amarelinha, bolinha de gude, pipa, pião e dobradura de aviãozinho de papel foram algumas das brincadeiras e atividades que encantaram as crianças. “O mais legal foi observar que os alunos estavam muito interessados no Projeto. Começaram a trazer, no dia do brinquedo, aqueles que estavam estudando... O que foi trabalhado em sala de aula rendeu frutos: pesquisaram o que tinham em casa, que fazia parte do folclore, para trazer para a escola e mostrar aos colegas”, comenta Patrícia, professora do G5C.

Na sala de aula, as crianças construíram ainda um bilboquê e um girocóptero e agora estão trabalhando na construção de um carrinho.



A maioria das crianças de hoje em dia, por diversos motivos, não tem possibilidade de brincar na rua, como era antigamente. “Exatamente por isso é importante resgatar essas brincadeiras que fazem parte do folclore, como, por exemplo, subir em árvores, brincar de amarelinha, de pega- pega, esconde-esconde etc. – que, muito mais do que proporcionar diversão, estimulam o desenvolvimento psicomotor da criança”, destaca Luciana.

Para finalizar o projeto, as crianças foram convidadas a elaborar uma lenda. “A gente fez uma ficha técnica dos personagens, para daí desenvolvermos o texto e ilustrar a história”, conta Hellen. “É muito legal ver o comprometimento deles e como eles estão se divertindo com essas atividades”, completou Patrícia. 



Com o “Projeto Folclore”, os alunos do G5 estão desenvolvendo a coordenação motora, o equilíbrio, trabalhando a memória, a imaginação e, sobretudo, divertindo-se muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário