sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

A Educação Infantil e suas singularidades.



O final do ano letivo se aproxima e os alunos do Grupo 5 começam a perceber que o tempo da Educação Infantil está terminando.
Na verdade, eles estão concluindo a primeira etapa da Educação Básica: a criança não se graduou nem se formou. Porém, vivenciou inúmeras situações que ampliaram seus saberes, construiu conhecimentos em diferentes áreas e ampliou a convivência fora do âmbito familiar. Nessa etapa, que no CLQ é bem planejada pedagogicamente e coerente com a concepção de criança e de processo de ensino e aprendizagem, muitas intervenções também a auxiliaram a construir sua autonomia.
Até então, tudo o que passou foi só o começo da longa jornada escolar. Um começo muito feliz, uma vez que o Colégio considera as particularidades do mundo infantil e faz planejamentos coerentes e relacionados com os saberes e necessidades de aprendizagem das crianças.
Sabe-se que a infância é uma fase muito especial, dura pouco tempo e precisa ser preservada. Há estudos e pesquisas que nos mostram que a criança não é um adulto em miniatura, mas um indivíduo com características próprias, dentre as quais se destacam o brincar, o fazer de conta e a intensa necessidade de agir, interagir, mexer, experimentar, perguntar e ousar na maior parte do tempo. Essas atitudes vão diminuindo ou sendo canalizadas na medida em que nos tornamos adultos.
Pensando nisso e em contrapartida à ideia de que as crianças experimentem e vivenciem o mundo como se fossem adultos, optamos por um final de ano em que os pequenos são o foco da proposta e para que lembranças de um momento de confraternização com os colegas que os acompanharam diariamente fiquem em suas memórias.
 Com este objetivo, há alguns anos, criamos o “Acampadentro”, planejado cuidadosamente para que os alunos experimentem jogos e brincadeiras que nem sempre estão presentes no dia a dia e ainda usufruam do momento mais esperado, que é dormir na escola.
E chegou o grande dia! Muitos aguardam o evento desde o Grupo 3, ou então, como o relato de uma mãe: “Antes mesmo de entrar no CLQ, pois uma prima mais velha já havia participado”! A programação das atividades é feita com muito carinho pelos professores que consideram todas as sugestões dos alunos. E eles, como são muito organizados, já fizeram a lista do que não pode faltar no “Acampadentro”. Confiram!




Nenhum comentário:

Postar um comentário