terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Como ajudar a criança no período de adaptação à escola



Para as crianças que estão indo pela primeira vez à escola, o início das aulas pode causar um pouco de insegurança. É normal que pais também fiquem em dúvida sobre como agir neste período.

Simone Montrazi, coordenadora da Educação Infantil do CLQ, destaca que o mais importante é os pais transmitirem confiança para seus filhos nesta fase. “É fundamental demonstrar tranquilidade e segurança, mostrar à criança que a escola é um local seguro, que eles confiam nas pessoas que estarão com ela. Dessa forma, ela também se sentirá mais segura”, destaca.

Simone orienta que os pais não saiam da escola quando a criança estiver “distraída”. “É importante dizer a ela que está indo embora, mas que daqui a algumas horas voltará para buscá-la. Tudo isso sem prolongar muito a despedida”, diz.

A coordenadora explica que é interessante ter um bom contato com a professora da criança. “Busque ter uma comunicação frequente com ela, exponha suas dúvidas, compartilhe informações sobre a criança... Isso fará o pequeno se sentir mais seguro ao perceber que os pais e os professores estão unidos”, destaca.

Neste período, é fundamental também respeitar o ritmo da criança. Cada uma reagirá de uma maneira à adaptação escolar. “Por isso, não é bom fazer comparações com irmãos, amigos, parentes”, comenta Simone.

Vale ressaltar que o CLQ possui ambientes para que os pais das crianças em adaptação possam permanecer no Colégio durante esse período.

Tudo isso fará com que esta etapa seja ainda mais tranquila na vida das crianças.

Leia mais sobre o assunto no texto de Rosely Sayão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário