sábado, 27 de junho de 2015

De janeiro a junho... Um semestre, muitos aprendizados!

"Fernando Pessoa disse que a medida do relógio é falsa. Realmente é, falsa em relação com o relógio das crianças, das experiências infantis, das experiências subjetivas e das situações de aprendizagem e "ensinância"..." 
Loris Malaguzzi

O final do semestre vai se aproximando. Com ele surge o cansaço, a expectativa sobre as férias e também o tempo de olhar para o que passou e pensar: quantas coisas foram feitas!
Na Educação Infantil, parece que foi ontem o período de adaptação. Com mães ansiosas circulando pelo quintal, olhos marejados em ver que mais uma etapa da vida de seus filhos se iniciava.
Novos grupos de alunos foram se construindo... Tivemos o tempo da leitura e da escrita, da matemática, das aulas de inglês, atividades de arte, de música, algumas lições de casa. Tempo do recreio, das brincadeiras, jogos e aulas de educação física.


A dedicação dos professores, a vontade de aprender dos alunos. A rotina e a preocupação, a confiança e apoio dos pais.
As relações que se construíram e os amigos... talvez o mais importante.



Tivemos o tempo da construção do saber. Com a força e a solidez do grupo, dos interesses em comum. Onde o brincar, o faz-de-conta, o compartilhamento da imaginação, dos sonhos, das expectativas não pode ser medido no tempo do relógio.


E é com alegria que encerramos mais um semestre! Já pensando nas aventuras do próximo, mas sem pressa, pois entre o tempo disso e daquilo, precisa existir o tempo do ócio, do descanso, o tempo poético que é o tempo da criação, é o tempo que nos faz quem somos. É um tempo localizado na intensidade do que se vive, na qualidade do que se vive! E esse tempo, acabamos por perder quando crescemos.
As crianças precisam da liberdade do brincar com a vida para poderem crescer em harmonia com a mesma!

Boas férias!
Equipe Pedagógica da Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário