sexta-feira, 12 de junho de 2015

Músicas "tocantes", saias rodadas, movimentos livres, brincadeiras e muita alegria!




“A origem da Festa Junina está ligada ao período da colheita dos alimentos nos campos de cultivo de todo o mundo. O solstício de inverno, ou seja, o dia que tem a noite com duração mais longa durante o ano, nos países do hemisfério Sul, determinou uma festa noturna e ao redor das fogueiras por conta do frio e do cozimento dos alimentos colhidos.
A história da humanidade foi associando essa festa às comemorações das diversas culturas. No Brasil, ela está relacionada a São João, santo católico; a Xangô, nas religiões de influência africana e aos índios, nas brincadeiras de pular fogueiras, em noites de saci e dias de coraci.” (fonte: site tempo de escola)
Por pertencer ao ciclo de festas populares brasileiras e favorecer uma conexão com as raízes culturais, a festa junina acontece no CLQ todos os anos.
A vivência das músicas, das danças, do sabor dos alimentos e do clima da decoração despertam o imaginário das crianças. Para tornar a festa mais significativa, na Educação Infantil, no mês de junho, todos os alunos são envolvidos na organização e no preparo da festa, de forma individual ou coletiva, de acordo com as possibilidades das faixas etárias.





Durante os preparativos, apresentamos fotos e materiais utilizados nos anos anteriores como uma forma de despertar nos alunos a familiaridade com o contexto e gerar uma participação significativa. Apresentamos livros, imagens, vídeos e músicas, também para provocar interesse e conversas sobre o tema.
Discutimos com as turmas os enfeites das salas e as músicas preferidas para serem tocadas na festa e a coreografia da dança, para trabalhar aprendizados dos diversos campos de experiência e construir o significado da festividade.
As brincadeiras comuns nas festas juninas também são muito experimentadas pelas crianças durante esse período. Cada grupo confeccionou um tipo de brincadeira (derruba-latas, pescaria, boca-do-caipira, argola, bolinha-na-casinha) e ensinou as regras às demais turmas.
Todas as danças, brincadeiras e guloseimas juninas foram experimentadas, pelas crianças no “Arraiá da Educação Infantil”, que aconteceu hoje, apenas para as crianças.
Aguardem! Mais festa vem pela frente: o grande Arraiá do CLQ, no dia 20 de junho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário